Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Costura do bem

A moda dá um salto quando estilistas estrelados apostam no trabalho com ONGs. Conheça aqui algumas dessas parcerias de sucesso.



Flavia Fantini, assistente do estilista, Zenaide Santos e Iracilda Loiola, costureiras da ONG Florescer, e Alexandre Herchcovitch.



Uma calça masculina social vira um short feminino balonê. Um lenço se transforma em um top curtinho. Dois vestidos antigos misturados dão origem a um terceiro, com shape moderno e decote nas costas. Essas foram algumas das transformações que ganharam vida no projeto Moda Reciclada, um laboratório criativo liderado por Alexandre Herchcovitch, que teve como parceiras as costureiras da ONG Florescer, de Paraisópolis, na Região Sul de São Paulo. O mais divertido foi que as peças que serviram de matéria-prima vieram de doações e todo mundo pôde ver o resultado final do trabalho numa exposição, em outubro, no MorumbiShopping, que sediou o evento. Mesmo as peças que não passaram pela transformação foram aproveitadas. No total, a ONG recebeu quase 3 mil itens, que foram encaminhados para bazares com renda revertida para a própria entidade. A experiência trouxe ainda outros frutos. Segundo as oito costureiras que trabalharam com Alexandre, a convivência com o estilista foi extremamente produtiva e deve ajudar a grife Recicla Jeans, que nasceu na ONG e tem uma loja própria em São Paulo. “Herchcovitch trouxe muitas ideias e técnicas que não conhecíamos”, diz a costureira Iracilda Loiola de Sena, coordenadora do grupo, que cria roupas novas com jeans usados. “Daqui para a frente, as peças ficarão ainda melhores, com um apelo mais fashion”, prevê. Para Herchcovitch, a iniciativa beneficia ambas as partes e faz com que todos melhorem como pessoas e profissionais. Embora seja a primeira vez que ele encampa esse tipo de parceria, a reciclagem aparece com freqüência em seu trabalho. “É preciso evitar o desperdício. Por isso, reciclar é uma ótima saída para a moda. Daqui a alguns anos, haverá vários ateliês especializados em transformar as roupas que você não quer”, diz Alexandre, que, por sinal, está preparando uma linha de jaquetas com tecidos de bandeiras antigas.
Reportagem retirada da revista ELLE do Brasil.
Comentário
A reportagem retrata de um assunto bem interessante, o fato de reciclar, reaproveitar as roupas usadas. O que está se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje. E o projeto Moda Reciclada está tornando isso possível, com milhares de doações eles estão podendo criar peças diferentes com elaboradas técnicas. O projeto é liderado pelas costureiras da ONG e um dos maiores estilistas brasileiros, Alexandre Herchcovitch.
Eloá

Nenhum comentário:

Postar um comentário