Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010


17/05/2010 


Declaração do Irã não é 'balde de água 


fria' no acordo, afirma Amorim

Funcionário iraniano afirmou que país seguiria enriquecendo urânio.
Para chanceler brasileiro, fala seria uma maneira de 'acalmar' radicais.


O chanceler do Brasil, Celso Amorim, negou nesta segunda-feira (17) que o acordo nuclear firmado pelo Irã com a mediação de Brasil e Turquia para troca de combustível nuclear tenha ficado "comprometido" pelo fato de Teerã ter manifestado a intenção de seguir enriquecendo urânio a 20%.
Segundo Amorim, a declaração, feita depois da assinatura do acordo, "não foi um balde de água fria", e poderia ter como objetivo acalmar setores mais "linha dura" dentro do Irã.
"Em verdade, cada um tem seu público interno", disse o ministro em uma teleconferência em Madri. "Se criarmos confiança, haverá condições de discutir o assunto."
Ele também acrescentou que o Irá, até agora, não conseguiu enriquecer uma "quantidade significativa" de urânio a 20%.
Amorim afirmou que ele e o presidente Lula passaram o dia explicando o acordo a líderes de todas as partes do mundo.
Lula está em Madri para participar nesta terça-feira de uma reunião de cúpula entre América Latina e Europa.

Comentário:
Segundo o texto do acordo anunciado nesta segunda, o Irã enviará 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento para a Turquia, que devolverá o material enriquecido até um ano depois para o Irã. Esses são quase os mesmos termos de um acordo esboçado em outubro passado e apoiado por EUA, Rússia e França. O Brasil está insistindo em um ponto que já foi discutido. O Irã tem um histórico de não cumprir acordos, e podemos ver isso hoje, já que eles continuarão enriquecendo urânio a 20%. O Irã é um país com ideologias diferentes das ideias brasileiras, quem nos garante que o Irã vai cumprir com o acordo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário