O Bahrein suspendeu as operações locais da rede de TV Al Jazeera, do Qatar, e barrou uma equipe de viajar para o país, acusando o canal de desconsiderar as regras de imprensa.
A Al Jazeera, que tem um histórico de relações tensas com Estados árabes por sua cobertura de assuntos políticos delicados, levou ao ar programas sobre pobreza e o tratamento dado a trabalhadores asiáticos, dois assuntos delicados no país.
"O Bahrein suspendeu temporariamente o escritório do canal de TV por satélite Al Jazeera por quebrar as normas profissionais de mídia e desconsiderar as leis que regulam a imprensa e as publicações", disse a agência de notícias oficial do país, sem dar detalhes.
Autoridades do Ministério da Informação não foram encontrados ou se recusaram a comentar o caso.
Um porta-voz da Al Jazeera não quis comentar também.
O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) sediado em Nova York criticou a proibição, apontando que aconteceu um dia depois de a rede ter divulgado um programa sobre a pobreza no Bahrein.
"Estamos consternados em ver o Bahrein tentar calar a mídia simplesmente porque não gosto do que está sendo veiculado", disse Mohamed Abdel Dayem, coordenador da CPJ no Oriente Médio e Norte da África.
Analistas disseram que a medida, apesar de provavelmente causada pelas reportagens, também podem refletir tensões entre o Qatar e o Bahrein, que persistem desde que os dois países começaram uma disputa sobre as ilhas Hawar, em 2001.
COMENTARIO : Bahrein suspendeu as operaçoes da rede de TV árabe Al Jazeera, porque acusou um canal de não seguir as regras da imprensa . Ele levava á seus canais reportagens sobre pobrea, poltica etc ...
Isso poderá levar á um coflito entre Bahrein e o homem que deixou ir ao ar más coisas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário