O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou em Cancún no início da noite deste domingo (21), e foi recebido por autoridades mexicanas. Ele não quis falar com os jornalistas que o aguardavam e foi direto para o Hotel Grand Velas, em Riviera Maya, região perto de Cancún.
É lá que estão hospedados os presidentes que vieram participar da Cúpula da América Latina e do Caribe, que começa nesta segunda-feira (22). Até agora, 24 chefes de Estado já chegaram. Entre eles, Cristina Kirchner, da Argentina, Michelle Bachelet, do Chile, Fernando Lugo, do Paraguai e Hugo Chávez, da Venezuela. Amanhã, são esperados Evo Morales, da Bolívia e Raúl Castro, de Cuba.
O encontro vai concretizar a criação de um novo organismo, ainda sem nome, que vai reunir somente essas nações. Sem, portanto, a presença de Estados Unidos e Canadá, que fazem parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que não vê nenhum mal-estar diplomático na criação desse novo bloco, já que há assuntos que só dizem respeito a essas nações latinas e caribenhas e que merecem um foro especial.
Outro assunto a ser discutido pelos líderes presentes é a situação de Honduras. O país está fora da OEA desde meados do ano passado, depois do golpe de Estado no final de junho passado, que depôs o então presidente Manuel Zelaya e o substituiu por Roberto Micheletti.
O Brasil defende o diálogo com Honduras mas com algumas condições. Segundo Marco Aurélio Garcia, o novo presidente hondurenho, Porfírio Lobo, precisa construir essa reaproximação com a negociação da anistia a Zelaya. Segundo Marco Aurélio, até agora não houve ação concreta por parte do presidente hondurenho a esse respeito.
Após o fim da cúpula, o presidente Lula segue para Cuba, Haiti e El Salvador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no início da noite deste domingo (21) a Cancún, no México, para participar da 2ª Cúpula da América Latina e do Caribe. O encontro vai até terça-feira (23). Lula ainda viajará esta semana para Cuba, Haiti e El Salvador. (Foto: Claudia Bomtempo/TV Globo)
Comentário:Esse novo organismo formado no mes de fevereiro irá ajudar muito na direçao da América Latina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário