Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan García assinaram nesta quarta-feira um acordo para o comércio de energia entre Brasil e Peru.
O acordo prevê o fornecimento de energia elétrica produzida no Brasil ao Peru e a exportação de excedentes de energia pelo país andino ao Brasil, dando início ao processo de interconexão das redes elétricas dos dois países.
O documento também estabelece regras para a participação brasileira em projetos hidrelétricos no Peru. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há o potencial de geração conjunta de 7.200 megawatts.
"Sempre tendo em conta que a energia prioritariamente é para atender ao povo peruano, porque, se não for assim, nós nem começaremos a construir essas hidrelétricas", afirmou Lula a jornalistas ao lado de García, em Manaus.
"Nós temos regimes de chuvas diferenciados. Se houver uma interligação desses sistemas, nós poderemos nos atender, beneficiando o povo peruano e beneficiando o povo brasileiro", acrescentou.
Já o presidente peruano assegurou que nenhum empreendimento será executado se o projeto agredir o meio ambiente.
"Vamos dar passos muito seguros no caminho da integração energética, no caminho da utilização dos recursos gasíferos do Peru e na integração firme e sustentável dos nossos povos fronteiriços através de um maior comércio, da facilitação das aduanas e do uso direto de nossas moedas entre nós sem necessidade de apelar a uma moeda externa", destacou García.
Representantes dos dois países também assinaram acordos nas áreas sanitária e fitossanitária, tecnologias ambientais e transporte fluvial.
Comentário:
A partir dessa reportagem, é possível perceber que o Brasil e o Peru estão começando a "agir" para o bem da sociedade e do meio ambiente. Esse acordo de energias que ambos estão de acordo, mostra que estão preucupados com a população do seu país e também com a natureza, pois esse acordo diz que não será prejudicial ao meio ambiente. Esses recurso que estão sendo utilizados são de grande ajuda, devido eles acabaram produzindo uma grande quantidade de energia. Medidas estão sendo tomadas para facilitar esse tipo de produção de energia.
Murillo bilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário