Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Irã interrompe fabricação de imagens de "Neda"

Uma fábrica foi fechada depois de tentar produzir em massa estatuetas de pessoas que foram assassinadas nos protestos que se seguiram à contestada eleição presidencial do ano passado no Irã, entre eles Neda Agha-Soltan, uma jovem de 26 anos que se tornou um ícone da oposição quando um vídeo mostrando o momento em que foi baleada foi veiculado em todo o mundo.
O website pró-governo Aty News relatou na quarta-feira que a fábrica, localizada na província oriental de Semnan, foi lacrada após apenas um mês de funcionamento, embora as autoridades neguem o fechamento.
O site relatou que o gerente da operação, identificado apenas pelas iniciais "H. M.", tinha a intenção de produzir estatuetas de Neda e havia feito campanha em nome de um dos candidatos derrotados na eleição presidencial do ano passado.
Ele afirma também que as 40 funcionárias da fábrica trabalhavam sem hijabs, o lenço que cobre a cabeça e as roupas soltas exigidas pela lei iraniana, e interagiam livremente com os funcionários homens.
Neda Agha-Soltan se tornou mártir da oposição do Irã após um vídeo de sua morte por disparos ter circulado amplamente na internet. Forças de segurança governamentais mataram pelo menos 70 pessoas em seus esforços para suprimir os protestos no ano passado, segundo grupos de direitos humanos.
A memória de Neda foi relembrada em um documentário de 70 minutos da HBO, que foi transmitido na semana passada pela emissora via satélite Voice of America às vésperas de 12 de Junho, aniversário da eleição presidencial que a oposição afirma ter sido fraudada.

Cometário: A cena de Neda Agha-Soltan sendo morta em um protesto contra eleição presidencial no ano passado, foi veiculada na Internet pelo Mundo todo. Ao verem uma jovem de 26 anos sendo baleada, inúmeras pessoas ficaram indignadas e com uma idéia negativa sobre o Irã. Mas fechando as fabricas que produzem estatuetas de tais vitimas do protesto, o país não estaria de certa forma confirmando essa imagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário