As negociações sobre o combate às alterações climáticas serão retomadas, esta sexta-feira, na Alemanha, sob a égide da ONU, tentando ganhar novo impulso na direcção a um novo acordo, depois do “fracasso” que foi considerado a cimeira de Copenhaga, realizada há quatro meses.
Representantes dos 194 países da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) vão reunir-se em Bona até domingo, pela primeira vez desde a decepção em Copenhaga, para definir um plano de trabalho até à próxima grande conferência do clima, marcada para Dezembro, no México.
«A reunião (Bona) será essencial para reconstruir a confiança no processo, irá demonstrar abertura e transparência por um lado e eficiência por outro», afirma Yvo de Boer, secretário executivo da UNFCCC.
O acordo de Copenhaga, no final do ano passado, foi negociado até ao último minuto por vários chefes de Estado, tentando estabelecer uma meta para as emissões de gases com efeito de estufa, de modo a limitar a dois graus o aumento da temperatura global.
A maior conferência ambiental da história redundou num acordo vago e não vinculativo, que veio suscitar criticas e determinar o fracasso das negociações.
Uma centena de países formalmente disseram que apoiavam e 75 deles já anunciaram os seus compromissos de reduzir ou limitar o crescimento das suas emissões de gases com efeito de estufa até 2020.
Do encontro desta sexta-feira espera-se que os representantes dos países estudem uma forma de conduzir as negociações no futuro e de fazer a ponte entre os negociadores e os líderes políticos.
Comentários:Essas reuniões os lideres mundiais fazem toda hora e fazem muitos projetos e campanhas mas até agora mudaram muito pouco, essas são reuniões que só acontece para eles dizerem que estão se preocupando mas na verdade não estão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário