O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta (9) que 1.472.174 eleitores correm o risco de ter o título cancelado porque não compareceram e não justificaram a ausência nas três últimas votações (1º e 2º turnos de 2010 e 2º turno de 2008).
Segundo a Justiça Eleitoral, o prazo para esses eleitores regularizarem a situação vai de 14 de fevereiro a 14 de abril. Para isso, devem comparecer, nesse período, ao cartório eleitoral mais próximo. Na opção ''Serviços ao Leitor'', na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), está disponível uma consulta que permite ao eleitor verificar se seu documento está sujeito a cancelamento.
De acordo com o TSE, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.
Comentário critico:
O tribunal superior Eleitoral está tomando algumas decisões precipitadas devido não investigar a razão de tal eleitor não ter ido votar. O TSE deve procurar tal pessoas para saber se aquela pessoas estava passando por alguma dificuldade naqueles momentos como por exemplo em 2008 essa pessoa estava muito doente, hospitalizada e desse modo não conseguir ir votar e pinguem ir justificar pela razão dessa não votar. E em 2010, ambos turnos essa pessoas poderia estar preocupada pelo motivo de algum familiar seu estar doente e não comparecer à urna. Com isso, antes do TSE anular o titulo de cada eleitor, ele deve ver a razão, os motivos de cada pessoa não ter ido votar. Mesmo o voto no Brasil ser uma obrigatoriedade.
Gabriel Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário