A AMD está trabalhando em toda uma geração de processadores x86 baseada na nova arquitetura codinome “Bulldozer”.
Com litografia mais refinada de 32nm, um dos grandes “carros chefes” da futura geração será o chip “Interlagos”, que contará com nada mais nada menos do que 16 núcleos (!), previsto para 2011.
O “Bulldozer” será a primeira arquitetura genuinamente inovadora, desde o lançamento da linha Athlon 64 em 2003. Até então, a AMD vinha apenas disponibilizando CPUs derivadas da linha Hammer, também conhecida como K8.
Em vez dos tradicionais núcleos de execução, os chips Bulldozer serão constituídos de um ou mais "módulos". Cada um composto de um par de unidades de inteiros e de recurso de ponto flutuante único compartilhado (um par de FMACs de 128 bits).


Mais detalhes da nova arquitetura serão revelados no dia 24 de agosto, durante a conferência Hot Chips. A AMD define o “Bulldozer” como sendo “uma nova abordagem para a máxima eficiência e rendimento de desempenho para a computação multi-threaded".
De acordo com tal declaração, o mercado acredita que a futura geração trará o suporte a tecnologia multi-threaded, mas podendo ter uma abordagem completamente diferente das implementações utilizadas pela Intel e Sun Microsystems.