Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Estádio Olímpico de Londres completa mil dias em construção






Com toda a estrutura já pronta, principal equipamento das Olimpíadas de 2012 será finalizado um ano antes dos jogos


Mauricio Lima



Na última semana, as obras do Estádio Olímpico de Londres completaram mil dias. Segundo a ODA (Olympic Delivery Authority), responsável pela coordenação das obras de todo o Parque Olímpico, a parte estrutural do estádio já está completa, juntamente com os assentos e holofotes. Com projeto do escritório HOK, a obra está orçada em US$ 715 milhões.


Divulgação: ODA
Estádio Olímpico é um dos principais locais dos Jogos Olímpicos


O terreno que vai abrigar o Estádio foi adquirido em julho de 2007, numa região degradada da parte Leste de Londres, com o intuito de promover a revitalização da área.  Os 33 galpões locais foram demolidos e o solo, contaminado no século passado por uso industrial, passou por um processo de remediação. Aproximadamente 800 mil t de terra foram retiradas durante a terraplenagem e reutilizadas em outras obras do Parque Olímpico.
O estádio conta com uma estrutura mista de concreto e aço. A arquibancada inferior do estádio, com capacidade para 25 mil pessoas, e toda a infraestrutura de vestiários e administração têm estrutura de concreto. Já a arquibancada superior, que é removível e terá capacidade para 55 mil espectadores, tem estrutura em aço.
No dia 22 de maio de 2008 começaram os trabalhos para a construção da fundação de estacas escavadas do estádio. Os 4 mil buracos de 25 m de profundidade foram preenchidos com concreto. Em seguida, foram construídas as lajes que dão base para o campo, para a pista de atletismo e para a construção da estrutura da arquibancada inferior.
Já em agosto daquele ano, as peças pré-moldadas da arquibancada inferior foram instaladas. Enquanto as arquibancadas inferiores estavam sendo montadas, a execução da estrutura de aço para as arquibancadas superiores era iniciada.
Após um ano de construção, parte da estrutura de aço que sustenta a cobertura do estádio já estava terminada. As 28 peças que formam a estrutura já estão colocadas, assim como a cobertura, que cobrirá aproximadamente 2/3 das arquibancadas. Os 14 holofotes, instalados a 60 m de altura do campo, foram testados no final de dezembro do ano passado.
Além das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos, o estádio receberá as competições de atletismo, já que as partidas de futebol serão realizadas no Estádio de Wembley. Atualmente, são realizados os trabalhos para a construção do campo e da pista de atletismo. A expectativa é que o local seja inaugurado no dia 27 de julho, um ano antes do início das Olimpíadas de 2012.
Parque Olímpico
De acordo com a ODA, os principais equipamentos do Parque, compostos pelo Velopark, pelo Centro de Esportes Aquáticos, pelo Centro de Imprensa, pelas Arenas de Basquete e Handebol e pela Vila Olímpica já estão 80% construídos. Todas as obras deverão ser finalizadas até setembro de 2011, para passar por uma fase de testes antes dos jogos. Além disso, a ODA afirma que mais da metade de pontes e vias do parque já estão estruturalmente prontas.
Divulgação: ODA
Arquibancadas superiorres são removíveis


Divulgação: ODA
Imagem da instalação das arquibancadas superiores e da estrutura para a sustentação da cobertura




Divulgação: ODA
Instalação da estrutura das arquibancadas inferiores ocorreu em agosto de 2009




Divulgação: ODA

Nenhum comentário:

Postar um comentário