Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

terça-feira, 12 de abril de 2011

Acordo orçamentário é investimento no futuro dos EUA, diz Obama


Republicanos e democratas conseguiram pacto para não parar governo.
Ele inclui cortes de US$ 38,5 bilhões nos gastos no ano fiscal 2011-2012.


O presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou neste sábado (9) o acordo alcançado pelos congressistas democratas e republicanos que evitou a paralisia dos serviços federais, destacando que o desfecho positivo do impasse da lei do orçamento deve ser visto como um investimento no futuro do país.
"Este é um acordo que investe no futuro de nosso país, ao mesmo tempo em que realiza o maior corte de gastos anual de nossa história", disse Obama, em seu programa semanal de rádio.
Os comentários do presidente foram ao ar apenas algumas horas após o fechamento do tão desejado acordo, nas últimas horas da sexta-feira. Foram semanas de duras negociações entre republicanos e democratas, que não conseguiam chegar a um consenso para aprovar o orçamento federal do ano fiscal 2011-2012.
Os líderes partidários fecharam o acordo, que inclui US$ 38,5 bilhões em cortes de gastos, depois de uma intensa disputa política e apenas uma hora antes que o governo Obama ficasse sem dinheiro para o funcionamento da administração federal.
O presidente disse que o compromisso exigiu de cada um, incluindo a ele mesmo, a realização de concessões em temas considerados de importância por ambas as partes.
"Alguns dos cortes que fizemos serão dolorosos, as pessoas que trabalham nestes programas confia em poder reduzi-los; alguns projetos necessários de infraestrutura serão adiados", estimou Obama.
Mas, ponderou, "começar a viver com nossos recursos é a única maneira de proteger esses investimentos, que ajudarão os Estados Unidos a competir por novos empregos, investir na educação de nossas crianças e em empréstimos para estudantes; em energias limpas e na pesquisa médica para salvar vidas".
Comentários:
Caso este acordo nao tivesse sido possivel, varias áreas do governo americano teriam parado de funcionar e os alguns funcionários não teriam recebido seus salários. Os dois principais partidos dos Estados Unidos precisavam entrar em um acordo sobre uma redução nos gastos do governo mas não conseguiam concordar qual o valor deveria ser cortado.
Este corte de gastos é necessário pois o país tem um déficit, que ocorre quando o país gasta mais do que recebe de impostos dos contribuintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário