As vésperas da Semana de Moda de Londres, o mundo da moda está de luto. Aos 40 anos de idade, Alexander McQueen, encontrado morto em sua casa no centro da capital inglesa, na manhã desta quinta-feira (11), está entre os poucos estilistas que influenciaram uma legião de designers por todo o planeta.
Considerado o bad boy da moda britânica - e com uma criatividade acima do comum - Alexander fez do gótico um estilo luxuoso e soube fundir as tradições do passado com a ousadia do futuro. Seus desfiles eram como shows e sempre altamente aguardados.
A coleção de verão 2010 de sua grife homônima foi uma das mais elogiadas de toda temporada. Inspirada
na obra Origem das Espécies, de Charles Darwin, mínivestidos com estampas coloridas simulavam a pele e o couro dos animais. Num outro momento, o fundo do mar serviu de referência, com uma série de modelos transparentes e azulados. Mas nada causou tanto frisson quantos seus sapatos com vertiginosos saltos de 30 centímetros de altura, apelidados de sapatos-alien. Aliás, são nos acessórios que a criatividade de McQueen se faz mais do que notável. Suas clutches têm fechos de caveira – um dos símbolos do estilista - ou têm formato de soco inglês.
McQueen estudou na renomada St. Martin. Reecebeu o título de Estilista Britânico do Ano por quatro vezes, já trabalhou com Romeo Gigli e sucedeu John Galliano na Givenchy em 1996. Em 2000, associou-se à holding PPR, detentora de grifes poderosas como a Gucci.
Comentário - A genialidade e criatividade, de um dos maiores estilistas do mundo, Alexander McQueen foi interrompida nesta semana. O renomado estilista deu início em sua carreira no final dos anos 90, reinventando a moda de maneira ousada e inesperada, fortalecendo a fama de bad boy da moda internacional. McQueen esteve na direção de diversas grifes, como por exemplo Givenchy, onde sua permanencia foi conturbada. Após a morte de sua mãe, a alguns dias atrás, Alexander se perdeu em uma grande depressão, cometendo então o suicídio na quinta-feira dessa semana. O mundo da moda perdeu um dos maiores estilistas da atualidade, que transmitiu seu legado através de suas criações, que influencia uma legião de designers do mundo todo.
Reportagem retirada do site da revista Marie Claire.
Eloá
Nenhum comentário:
Postar um comentário