Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Atleta georgiano morre após grave acidente no luge

Nodar Kumaritashvili, atleta georgiano do luge, não resistiu ao grave acidente sofrido no treino para os Jogos de Inverno de Vancouver e morreu nesta sexta-feira. Kumaritashvili, de 21 anos, perdeu o controle de seu trenó, voou contra a parede e aparentemente bateu em uma haste no Whistler Sliding Center. No momento, ele estava a 144 km/h. A morte foi confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ainda no local, o esportista teve que ser submetido a técnicas de reanimação (massagem cardíaca e respiração boca a boca). Um helicóptero de resgate aéreo foi chamado e chegou ao local aproximadamente oito minutos depois do acidente. O georgiano foi levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O acidente às vésperas da abertura dos Jogos abateu a dirigentes e atletas do mundo todo. O presidente do COI, Jacques Rogge, foi um dos que lamentou a tragédia. "Nossos primeiros pensamentos são para a família, os amigos e os companheiros do esportista. A família olímpica está consternada por esta tragédia que, logicamente, ofusca estes Jogos", disse.

John Furlong, presidente do Comitê Organizador dos Jogos (Vanoc, em inglês), também divulgou uma nota. "Estamos profundamente consternados por esta tragédia e o COI envia suas condolências aos familiares, amigos e companheiros deste esportista que veio a Vancouver para buscar seu sonho olímpico".


Já o chefe da delegação da Geórgia, Irakly Japaridze, chegou a dizer que o país poderia deixar a disputa dos Jogos por estar chocada com a morte do atleta do país. "Infelizmente, ele morreu. Estamos todos em choque profundo, não sabemos o que fazer. Não sabemos se vamos participar da cerimônia de abertura ou dos Jogos Olímpicos em si", afirmou Japaridze, que voltou atrás na decisão horas depois.

Kumaritashvili nasceu na cidade de Borjomi-Bakuriani no dia 25/11/1988. O atleta tinha 1,79 m, pesava 80 kg e residia na cidade natal. O geórgio competia profissionalmente apenas desde 2008 e ficou na 44ª posição na última temporada da Copa do Mundo de luge.

OBS: Isso é importante pois aconteceu no território das Olimpíadas de Vancouver isso só mostra que determinados esportes precisam que seus riscos sejam avaliados com mais critérios nao adotando novas procedimentos de segurança somente depois que ocorre uma fatalidade , neste caso poderia ter sido evitado se o luge tivesse outro design e se a barreira de segurança possibilitasse realmente segurança quando a pessoa fosse projetada para fora

Caio César A. Oliveira 1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário