Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Stress ajuda a desenvolver o câncer

O stress no dia-a-dia pode, com o passar do tempo, se tornar o estopim para o desenvolvimento de tumores. É o que revela um estudo de cientistas da universidade americana de Yale publicado pela revista Nature. Segundo os pesquisadores, qualquer tipo de trauma – emocional ou físico – pode agir como uma via de comunicação para mutações cancerígenas espalhadas pelo corpo. Juntas, elas podem produzir um coquetel fatal, alertam especialistas.
Durante a pesquisa, os cientistas estudaram moscas de frutas e perceberam que, sob stress, essas mutações cacerígenas produziam tumores mesmo quando estavam espalhadas por diferentes celulas da mosca. Segundo os coordenadores do estudo, isso acontece porque os stress promove o "encontro" dessas células.
Os cientistas alertam que o agravante dessa situação é que é muito mais fácil para um tecido acumular mutações em diferentes celulas do que em uma só. Por isso o stress pode ser tão perigoso. "Diversos sintomas podem sinalizar stress – cansaço físico e emocional, infecções, inflamações. Reduzir ou evitar o stress é sempre um bom conselho", afirmou o professor Tian Xu, um dos responsáveis pelo estudo.

Essa reportagem, serve para avisar a sociedade que o stress ajuda a desenvolver o cançer. As pessoas não podem guardar os traumas emocionais e os traumas físicos que ajudam espalhar as mutações pelo corpo. Os cientistas alertam que com o stress, é mais facil do câncer se espalhar pelo corpo humano. É sempre bom tentar evitar esses sintomas que podem indicar o stress que são, o cansaço físico e emocional, infecções, inflamações. Isso informa a sociedade que há um meio de evitar o câncer que o câncer se espalhe.

Murillo Bilha, 1º ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário