Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

quinta-feira, 11 de março de 2010

Fidel elogia Lula por sua postura no caso do preso político morto em Cuba

Oposicionista morreu na semana passada após greve de fome.
Ex-líder negou que exista tortura na ilha.

 
O ex-presidente cubano Fidel Castro defendeu na segunda-feira (1º) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de ignorar, durante sua recente visita a Havana, o caso do prisioneiro político Orlando Zapata, que morreu na terça-feira passada após 85 dias em greve de fome.

"Pessoas que têm inveja de seu prestígio e de sua glória, e pior ainda, os que estão ao serviço do império (Estados Unidos), o criticaram por visitar Cuba. Utilizaram para isso as calúnias que há meio século são usadas contra Cuba", escreveu o ex-líder em artigo de suas "Reflexiones" ("Reflexões"), publicadas pela imprensa oficial da ilha.

"Lula sabe há muitos anos que em nosso país jamais houve tortura, jamais houve ordens para assassinatos de adversários, jamais mentimos ao povo. Sabe que a verdade é companheira inseparável de seus amigos cubanos", acrescentou Fidel.

 Lula se reuniu na quarta-feira passada em Havana com Fidel - que ocupa o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba - e com seu irmão mais novo e sucessor na Presidência, Raúl, que junto ao presidente brasileiro fez os primeiros comentários sobre o perante ele as primeiras palavras sobre o caso Zapata.
"Não houve torturados, não houve execução. Isso acontece na base de Guantánamo", disse o Raúl, em declarações que não foram divulgadas pelos veículos de imprensa cubanos, todos oficiais.
Fidel fez muitos elogios a Lula em seu artigo, e destacou a importância da cúpula latino-americana e caribenha realizada recentemente em Playa del Cármen, México.


Comentário:

Lula mais uma vez, quer dar a opinião e tentar ajudar um país que vive um tempo ruim com rumores de execução e tortura. Mas o que nosso presidente tem a ver com esse país?  NADA. Entõ qual a necessidade de nosso presidente ir la?? Fazer média? Isso não ajuda o Brasil e seu desenvolvimento em nada, só pode prejudicalo pois outros países poderam nos apontar como os afavores da ditadura em Cuba.
Então o que Lula quer indo até la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário