Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Israel vê “crise histórica” com os EUA

Israel e Estados Unidos vivem uma “crise de proporções históricas” por causa da ampliação de assentamentos judaicos, deixando as relações bilaterais no seu pior momento em 35 anos, disse o embaixador de Israel nos EUA, segundo a edição desta segunda-feira do jornal Yedioth Ahronoth.

“As relações com os Estados Unidos estão na sua pior crise desde 1975… Uma crise de proporções históricas”, afirmou o diplomata Michael Oren numa conversa telefônica com outros diplomatas israelenses, segundo relato do jornal, corroborado por outros veículos da imprensa local.

A declaração contradiz o esforço do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para minimizar os atritos com o governo de Barack Obama. A chancelaria israelense não se manifestou.

A referência de Oren a 1975 faz alusão à pressão dos EUA naquela época para que Israel retirasse suas tropas da península do Sinai, região egípcia ocupada por Israel entre 1967 e 1982.

Na semana passada, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, passou constrangimento durante uma visita a Israel, quando o governo local anunciou a intenção de construir 1.600 casas em um bairro da Cisjordânia anexado sem reconhecimento internacional ao município de Israel.

Os EUA pressionam Israel a suspender a ampliação dos seus assentamentos em territórios ocupados, e os palestinos durante meses fizeram disso uma pré-condição para a retomada do processo de paz com os israelenses, abandonado há mais de um ano.

Depois, eles aceitaram uma negociação indireta, sob mediação dos EUA, mas afirmaram que esse mecanismo também será cancelado se Israel não desistir das novas obras.

Comentário: Nunca o Israel e os Estados Unidos se deram bem e isso não vai ocorrer a partir de agora. Os EUA faz do Israel o seu tapete de enrada em que o mundo inteiro pisa em cima dele. Pensando Assim o Israel deveria fazer uma aliança com os paises que não se dão bem e devem colocar os Estados Unidos no seu lugar e o Israel conseguir ocupar o seu lugar.

Um comentário:

  1. Gabriel, cuidado com os seus comentários. Israel e Estados Unidos SEMPRE se deram bem, as relações diplomáticas complicadas estão entre a Palestina e Israel, e quanto e muito complicadas entre os Estados Unidos e a Palestina (em bem menor escala) mas nunca entre Israel e Estados Unidos, que sempre foram aliados desde a formação do Estado de Israel

    ResponderExcluir