"Um município com mais de 30% da população sem saneamento básico, índices de violência altíssimos - incluindo uma chacina que matou 29 pessoas - e Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) bem abaixo do restante do estado. Assim era conhecida a cidade de Nova Iguaçu (RJ) antes da implementação do modelo de bairro-escola na região", contou a secretária municipal de Educação, Maria Antônia Goulart da Silva, durante o seminário Cidades sem muros: construção de comunidades de aprendizagem.
A secretária esteve no evento para explicar como colocou em prática o programa que se tornou exemplo de política pública no país. "A prioridade era resolver a questão da violência, mas não dava para fazer isso sem trabalhar a educação". Inspirado em ações como a realizada pela Cidade Escola Aprendiz na Vila Madalena, na cidade de São Paulo, o prefeito Lindberg Faria (PT) optou por um modelo próprio de bairro-escola.
Para isso, a prefeitura realizou um mapeamento do perfil das escolas e todos os recursos disponíveis na região. Como a idéia do programa é fazer com que as crianças percorram diferentes espaços de aprendizagem, uma nova preocupação atingiu os envolvidos: como fazer com que essas crianças percorressem esses espaços com segurança? "A solução foi desenvolver um trabalho para sensibilizar toda a população para a causa. Os agentes acabam cuidando das crianças".
A idéia chegou aos agentes do trânsito e motoristas de ônibus, entre outros. As rotas percorridas pelas crianças foram todas muito bem sinalizadas e as calçadas foram desocupadas pelos ambulantes. "Houve um surpreendente empenho dos camelôs, que desocuparam as calçadas sem maiores problemas. Quando o objetivo final é educação, a população reconhece a importância e aceita colaborar", acredita.
Comentario: O programa Bairro Escola é um projeto pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o programa servirá de modelo para experiências de horário integral em outras cidades do Brasil. Aparentemente apresentou sucesso mostrando o envolvimento dos cidadões de nova iguaçu em fazer com que desse certo. È importante a união das pessoas como um todo mostrando que se o restante do Brasil aceitar como Nova iguaçu melhore a situação do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário