Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

domingo, 25 de abril de 2010

Obama quer mais petróleo de Lula e menos da Venezuela, diz "El País"

O Brasil e os Estados Unidos estariam mantendo contatos informais com o objetivo de fechar um acordo para aumentar a exportação de petróleo e derivados brasileiros para o território americano, segundo informa, nesta segunda-feira, o jornal espanhol "El País".


Segundo o diário, o governo de Barack Obama quer pôr fim à sua dependência energética com a Venezuela. "Se o pacto comercial se concretizar --algo que hoje depende unicamente do Brasil-- a consequência mais direta será o deslocamento da Venezuela do mercado energético americano, onde atualmente consegue colocar entre 40% e 70% de sua produção petrolífera", afirma o El País.

O jornal diz que recebeu de fontes diplomáticas e governamentais de Brasília a confirmação de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem interesse em aumentar a presença brasileira no mercado americano de hidrocarbonetos, "mesmo que isso implique em uma colisão frontal com os interesses venezuelanos".

"Tudo dependerá da quantidade de petróleo que a Petrobras consiga bombear nos próximos anos dos poços perfurados nos litorais de Rio e São Paulo, assim como do marco jurídico que Washington e Brasília assinem", diz o jornal.

COMENTÁRIO

É claro que na primeira oportunidade que o presidente Obama não tivesse que ''depender'' mais de um país que proibe coca-cola em seu territorio por ser um produto americano, ele nao pensaria antes.Como ele achou essa oportunidade com o Brasil é melhor para ele e para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário