A economia dos Estados Unidos continuou a crescer no primeiro bimestre de 2010, mas as nevascas que o país sofreu no começo de fevereiro atuaram como freios da atividade.
A conclusão é do Livro Bege de março, compêndio de dados econômicos coletados pelas 12 unidades regionais do Federal Reserve (Fed, banco central americano). O informe servirá de referência à reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, prevista para o dia 16 de março.
Dos 12 distritos, nove reportaram melhora na atividade econômica, embora o aumento tenha sido modesto na maioria dos casos. Dos três restantes, Atlanta e St. Louis identificaram dados divergentes e Richmond informou enfraquecimento ou estabilidade na maioria dos setores, principalmente por causa das tempestades de neve na região.
Consumo e comércio
O inverno rigoroso prejudicou especialmente o consumo, mas não atingiu a atividade do turismo, com certa melhora na taxa de ocupação dos hotéis. O frio e a neve afetaram também a agricultura e o mercado imobiliário.
Segundo o Livro Bege, o segmento residencial melhorou, mas alguns distritos reportaram prejuízos a essa atividade causados pelas baixas temperaturas. No segmento comercial e no de construção, porém, a maioria das regiões detectou atividade fraca ou em desaceleração, com sinais de melhora em apenas alguns distritos.
Na parte de produção, a atividade da indústria de transformação se fortaleceu na maior parte das regiões, com destaque para equipamentos de tecnologia, indústria automotiva e metal-mecânica. A geração de energia também cresceu, puxada pela extração de gás natural.
Preços
O levantamento do Fed não encontrou repasse de pressões de alta aos preços no varejo no primeiro bimestre, apesar de alguns aumentos nos custos das matérias-primas. Também não houve pressões por reajustes salariais, uma vez que o mercado de trabalho se manteve fraco.
Mercado de trabalho
No que se refere ao mercado de trabalho, para o qual o presidente do Fed, Ben Bernanke, traçou perspectivas sombrias no Congresso, o documento afirma que "o ritmo de demissões se desacelerou na maioria das regiões", mas que os planos de contratação das empresas se mantêm "cautelosos, em geral".
Comentário: Que Federal Reserve divulgou relatório do Livro Bege nesta quarta-feira (3).
Inverno rigoroso prejudicou especialmente o consumo, segundo relatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário