Evento começa nesta sexta-feira no Floripa Shopping
Começa nesta sexta-feira a Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), no Floripa Shopping, em Florianópolis. Até 20 de março, artesãos de vinte países e 12 estados brasileiros se reúnem em um espaço multicultural, onde a arte retrata costumes e características de diversas parte do mundo.
Mais de 10 mil produtos, entre artigos de decoração, esculturas, bijuterias e semijoias, representam a cultura de diversos cantos do mundo. São artesanatos da Índia, Indonésia, Paquistão, China, Áustria, Portugal, Síria, Turquia, Gana e de outros onze países.
O destaque internacional este ano é a participação de um artesão da África do Sul, que traz colares e outras bijuterias. Há também artistas do Sul ao Norte do Brasil. Criadores de Florianópolis e Brusque colocam à venda doces portugueses, cerâmicas, bolsas, tapetes, acessórios em prata e semijoias em pedras naturais.
A Feiarte é realizada anualmente em Curitiba e Porto Alegre, somando 24 edições. O objetivo é incentivar o intercâmbio cultural e comercial entre artesãos e consumidores. Cerca de 50 mil visitantes devem passar pelos estandes da feira, no piso G1 do estacionamento do Floripa Shopping.
A diversidade cultural e natural brasileira é retratada pela arte e pelo artesanato: flora, fauna, danças, religiosidade, questões étnicas, folclóricas ou as marcas da cultura econômica de cada região, ressaltando a identidade do seu povo.
ResponderExcluirA criatividade que caracteriza o povo brasileiro e os artesãos e artistas populares em particular, os materiais utilizados e as técnicas empregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a sua identidade e a riqueza da sua cultura,atraindo pessoas do mundo inteiro.