Coluna do jornal faz proposta provocativa para resolver a crise da dívida do país: o retorno da relação metrópole-colônia, mas com pólos invertidos
São Paulo - O jornal britânico Financial Times (FT) ironizou a situação da crise da dívida portuguesa e sugeriu que o país peça anexação à sua antiga colônia na América. A provocação foi feita na coluna “Lex”, publicada nesta sexta-feira (25).
Ocupando posições quase opostas economicamente – crescimento do lado brasileiro, fragilidade econômica crônica do lado de lá - os dois países já estariam vivendo uma inversão de papéis, e Portugal, combalido, poderia tirar vantagem de se anexar ao Brasil.
“A União Europeia considera Portugal problemático: sem governo, com alta resistência à austeridade e fraca performance econômica (o PIB estagnou na última década). As negociações são duras”, diz o articulista. “Aqui está uma ideia inovadora para lidar com a situação: a anexação pelo Brasil”, prossegue.
Segundo o jornal, ainda que o país europeu se ressinta da perda de status, não se pode dizer que ele tenha força para reclamar: representaria apenas 5% da população do Brasil e 10% do PIB. O veículo prossegue elencando as virtudes brasileiras: crescimento do PIB de em média 4% ao ano na última década e presença no seleto grupo dos BRICs, o centro emergente do poder mundial, "uma casa melhor do que a velha e cansada União Europeia".
Comentário:
A matéria faz uma sugestão irônica pois o Brasil já foi colônia de Portugal e hoje encontra-se em uma situação econômica muito melhor, além de ser independente. Mesmo assim seria impossível Portugal se anexar ao Brasil pois faz parte da União Européia e da zona do Euro. Na semana passada o Primeiro Ministro de Portugal renunciou pois não conseguiu aprovação para medidas de maior rigor fiscal e provavelmente este país também terá que pedir ajuda ao FMI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário