Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ano Internacional para Afrodescendentes


A Secretaria de Estado da Cultura anunciou a agenda de eventos para o Ano Internacional para Afrodescendentes, celebrado em 2011 segundo resolução da Organização das Nações Unidas. Durante o evento, realizado no Salão Nobre da Secretaria, também foi lançado o livro Consciência Negra em Cartaz, que reúne 51 cartazes produzidos para a campanha promovida ao longo de 2010, que teve como tema O que é Consciência Negra para Você?. Estiveram presentes o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo; a Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Elisa Lucas; e o professor Dagoberto José Fonseca, representando os curadores da campanha e livro.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o Ano Internacional para os Afrodescendentes, instituído pela ONU, vem ao encontro das políticas propostas pela Secretaria por meio da sua assessoria para gêneros e etnias. “Desde 2007, a Secretaria promove campanhas de participação popular, com o objetivo de incentivar os brasileiros a uma reflexão sobre a questão racial”. O Secretário também destacou a importância de ampliar as ações da Secretária e incluir a questão de gênero no debate. “Pretendemos ampliar o número de palestras e debates sobre o tema e usar a estrutura da Secretaria para levar a questão para ser discutida pela sociedade. Seja em exposições em nossos museus ou levando o tema para as oficinas culturais ou Fábricas de Cultura. A ideia é expandir nossas ações.”  

O professor Dagoberto José Fonseca relembrou as campanhas anteriores e concluiu: “O tema de 2010 fecha um ciclo que começou em 2007. O cartaz é um aglutinador do debate e a pergunta ‘O que é Consciência Negra para Você?’ deve ser respondida por todos os brasileiros.” E Elisa Lucas concluiu lembrando Nelson Mandela: “Quando subimos ao topo de uma montanha vemos que ainda há muito por fazer, mas podemos transformar o Brasil em um país melhor.”

A campanha de 2010, Consciência Negra em Cartaz: O que É Consciência Negra para Você?, teve como objetivo estimular designers, publicitários, artistas plásticos, estudantes e o público em geral a produzir cartazes sobre o assunto.  A campanha recebeu mais de 1.500 pôsteres de maio a setembro. As 50 imagens escolhidas pela banca de especialistas e a mais votada pelo público integram o livro.

Com relação à agenda para o 2011, a Secretaria oferece uma programação especial focada na cultura africana e de seus descendentes. Já em março, a Biblioteca de São Paulo apresenta no dia 26, às 16h, a contação de história: Yemanjá - Rainha das Águas, com Giselda Perê. No mesmo dia, Roberto Mendes lança o DVD e o livro Samba Chula no Museu Afro. Entre os destaques está o Show da Consciência Negra, realizado tradicionalmente em 20 de novembro.

Comentário : Essa campanha que vem desde 2007 é muito importante para acabar com preconceitos raciais, e mostrar grandes Posters de publicitários, designers, estudantes. A primeira campanha organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em 2007, promoveu uma exposição de grandes paineis retratando expoentes negros da história do Brasil. As imagens, afixadas em edifícios históricos da capital e 15 cidades do interior paulista, mostravam personalidades como o escritor Machado de Assis, o compositor Antonio Carlos Gomes, a cantora Clara Nunes e o jornalista José do Patrocínio.
No ano passado, a partir do tema O que é Consciência Negra para Você?, a Campanha juntou em uma só ação a  palavra e a imagem ao promover o concurso de cartazes. A campanha de 2011 será lançada em maio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário