A economia brasileira iniciou 2011 com crescimento, apesar de o ritmo ter sido menor do que o do ano passado. Em janeiro, o PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas no país) cresceu 4,58% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica).
O IBC-Br é um indicador criado pelo BC para tentar antecipar o resultado do crescimento econômico, cujos dados oficiais são feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e só saem a cada três meses.
O índice incorpora e sintetiza informações sobre os diferentes setores da economia, como a indústria, serviços e a agropecuária, na tentativa de antecipar a evolução da atividade econômica. A ideia é usar os números para definir a política de juros da taxa Selic (hoje em 11,75% ao ano).
Em 2010, o PIB brasileiro cresceu 7,5%. Grande parte desse resultado se deveu aos avanços econômicos do primeiro semestre. Embora a economia esteja hoje em um nível maior do que o do ano passado, o avanço percentual do indicador não foi maior do que o da comparação de janeiro de 2010 com o de 2009.
O IBC-Br atingiu 141,74 pontos. Em dezembro, ele estava em 140,74 pontos. Um ano antes, em 137,03.
Comentario: O Brasil ainda e um pais em desenvolvimento apesar de seus grandes feitos como por exemplo sediar a copa de 2014 e a olimpiada de 2016 mas esta no caminho certo para se tornar uma potencia mundial, sao necessaria inumeras mudancas em varios setores do nosso pais mas acredito que levando essas informacoes em consideracao, e seguro dizer que o Brasil so tem a melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário