O Egito reabrirá a fronteira com a faixa de Gaza no próximo sábado (28), informou nesta quarta-feira (25) a agência egípcia de notícias Mena.
A passagem de Rafah - única saída de Gaza para o exterior - foi fechada em junho de 2007, quando o grupo islâmico palestino Hamas tomou o controle da faixa.
Desde então, a passagem só era aberta de forma esporádica para permitir a saída de palestinos doentes e a entrada de ajuda humanitária.
Depois da revolução egípcia que explodiu em 25 de janeiro e encerrou o regime de Hosni Mubarak, o novo governo se comprometeu a revisar a situação da passagem de Rafah, a fim de aliviar o bloqueio israelense contra a faixa palestina.
A fronteira ficará aberta todos os dias, exceto às sextas-feiras e os feriados oficiais, entre 9h e 17h.
Sem visto
A decisão adotada nesta quarta permite a livre circulação de alguns grupos: mulheres palestinas de todas as idades, homens menores de 18 anos e maiores de 49 anos. Ou seja, eles não precisam mais de visto prévio para entrar no Egito.
Também não precisarão de visto os palestinos que estudam em universidades egípcias e aqueles que cruzarem Rafah para receber tratamento médico no país.
A medida também vai beneficiar as famílias palestinas de Gaza que precisarem passar por Rafah em sua viagem de retorno ou saída para outro país, com a condição de que tenham passaportes da ANP (Autoridade Nacional Palestina) e vistos dos países que visitarão.
A Embaixada da ANP no Cairo, em coordenação com os órgãos competentes egípcios, ficará a cargo da transferência dos palestinos que não cumprirem os requisitos de entrada e saída de Gaza.Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/egito-reabrira-a-fronteira-com-a-faixa-de-gaza-20110525.html
Comentário: É muito bom que o Egito esteja abrindo esta passagem aos palestinos, pois eles estavam presos ali, sem saída alguma e agora estão quase totalmente livres de lá, já que continuam cercados por mar e por toda a extensão que faz fronteira com Israel.
É evidente que a ida de Obama ao Egito aliviou um pouco o caso dos palestinos no mundo todo, mesmo que ele tenha sido contraditório e "retirar" o que havia dito em um segundo discurso sobre isso.
Os palestinos estão ganhando cada vez mais liberdade e seria muito bom se lhes devolvessem suas terras de antes da guerra de 1967, assim ambos os povos poderiam viver em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário