O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, advertiu nesta quarta-feira (18) que Moscou pode abandonar o tratado de desarmamento nuclear com os Estados Unidos, caso não seja alcançado um acordo sobre o escudo antimísseis americano na Europa, o que resultaria em um risco de nova Guerra Fria.
Medvedev afirmou que a decisão de Washington de levar adiante o escudo antimísseis na Europa, apesar das objeções de Moscou, forçarão a Rússia a adotar medidas de resposta.
- Nós falaríamos então sobre desenvolver o potencial ofensivo de nossas capacidades nucleares. Este seria um cenário muito ruim.
Medvedev também ameaçou abandonar o acordo START de desarmamento nuclear, caso o escudo antimísseis seja desenvolvido sem o consentimento do Kremlin.Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/medvedev-adverte-para-risco-de-retorno-da-guerra-fria-20110518.html
Comentário: Seria péssimo para o mundo todo se houvesse a volta da guerra fria, pois nesse período de quase 50 anos, houveram várias guerras e tensões entre o capitalismo e o socialismo, apesar de agora a Rússia não ser socialista, pode haver essas ameaças com ogivas nucleares e etc.
Ao final da guerra fria, os Eua e a Rússia fizeram esse acordo START, que é uma sigla em inglês para um Tratado de Redução de Armas Estratégicas. Esse acordo foi expirado em 2009, mas foi assinado novamente em 2010, e causaria muitos problemas se a Rússia quebrasse o acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário