O Banco Central do Canadá manteve nesta quarta-feira a taxa de juros do país inalterada em 1%, nível no qual permanece há um ano, afastando-se dos sinais anteriores de elevações dos juros e observando que a necessidade de aumentar os custos dos empréstimos tem "diminuído" à medida que a economia global e dos EUA se desaceleram, a valorização da moeda local afeta as exportações, a crise da dívida na zona do euro se intensifica e as condições financeiras tornam-se mais apertadas.
Essa foi a oitava vez consecutiva que o Banco Central canadense manteve a taxa de juros inalterada, num movimento que ficou em linha com uma série de decisões similares tomadas a partir de abril de 2009, quando a autoridade monetária prometeu manter a taxa de juros na mínima recorde de 0,25% até meados de 2010 a fim de tirar a economia canadense da recessão.
O dólar canadense recuou logo após o anúncio da decisão, com o dólar dos EUA subindo para C$ 0,9908, de C$ 0,9884. As informações são da Dow Jones.
Comentário: Enquanto as maiores potências economica do mundo sofreram com a variação do valor de suas moedas, o Canadá, por sua vez, conseguiu se manter em meio ao caos. Fato que impressiona os economistas, uma vez que, sendo um país desenvolvido e com grande dependência do Estados Unidos, originário da crise, fosse consequentemente afetado, assim como os europeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário