Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portugal mostra duas faces para se classificar para a Eurocopa

A seleção de Portugal, que decepcionou nas eliminatórias da Eurocopa de 2012, impressionou na terça-feira ao golear a Bósnia por 6 a 2 na partida de volta da repescagem, carimbando assim sua vaga para a competição que será disputada na Polônia e na Ucrânia.
Após ter ficado no 0 a 0 em Zenica na última sexta-feira, os lusos levaram o estádio da Luz de Lisboa ao delírio, com uma grande atuação do craque do Real Madrid Cristiano Ronaldo, que abriu o placar numa linda cobrança de falta e fez mais um no qual driblou o goleiro adversário.
Um mês antes, os portugueses fizeram uma partida bem menos brilhante quando foram derrotados por 2 a 1 pela Dinamarca, perdendo a esperança de uma classificação direta para a Eurocopa.
Qual dessas duas faces será exibida na Ucrânia e na Polônia em junho de 2012? A equipe apagada e sem garra que tropeçou na Dinamarca ou a seleção inspirada com futebol ofensivo que incendiou o estádio da Luz contra a Bósnia?
Ao observar de perto o retrospecto dos últimos meses, a derrota sofrida em Copenhage foi o único tropeço dos lusos desde que Paulo Bento assumiu o cargo de treinador em setembro de 2010.
Há um ano, sua equipe teve até uma vitória de prestígio por 4 a 0 sobre a Espanha, atual campeã mundial e europeia.
Foi por causa de um péssimo início de campanha nas eliminatórias que Portugal chegou a comprometer suas chances de participar da Eurocopa, enquanto a equipe ainda era comandada por Carlos Queiroz.
O ex-técnico, apontado como principal culpado pela má fase da época, foi suspenso pela própria federação e sofreu duras críticas da parte dos jogadores.
Sem poder contar com Cristiano Ronaldo, que estava machucado, a equipe empatou em casa por 4 a 4 com a fraca seleção do Chipre e foi derrotada por 1 a 0 pela Noruega.
Com a chegada de Paulo Bento e a volta do craque do Real Madrid, os lusos venceram cinco partidas consecutivas, que os levaram a sonhar com a classificação direta na última rodada, o que acabou não acontecendo por causa do tropeço de Copenhague.
"A troca de técnico foi determinante para o grupo. Ele trouxe muitas novidades e uma mentalidade diferente", declarou Ronaldo após a goleada sobre a Bósnia na terça-feira.
O próprio jogador foi muito elogiado pela imprensa portuguesa, que o criticava por não repetir com a seleção as grandes atuações que tinha com o Real Madrid.
Uma situação parecida à do seu maior rival, o argentino Lionel Messi, cobrado por não ter o mesmo brilho que no Barça com a seleção do seu país, que comandou a virada dos 'hermanos' sobre a Colômbia nas eliminatórias da Copa de 2014.
Com 32 gols em 87 partidas com a camisa de Portugal, Ronaldo já igualou a marca que Luis Figo alcançou em 120 jogos, precisa de mais nove para chegar ao nível do lendário Eusébio e quinze para superar o artilheiro absoluto, Pauleta, que balançou as redes 47 vezes de 1997 a 2006.

Comentário: para a grande maioria dos fanáticos por futebol espalhados pelo mundo, informações sobre a seleção portuguesa é de pouca importância. Porém, em um país que possuí uma enorme miscigenação de raças, como o Brasil, o caso geral não se procede, ainda mais em nações colonizadas por Portugal. A lusa, que não mostrou grande empenho nas eliminatórias da Eurocopa, deixou o coração do torcedor balançado depois do resultado que teve no jogo de repescagem. Agora, resta para os adimiradores apenas esperar o meio do ano que vem, com a cabeça repleta de dúvidas e esperanças, para ver qual realmente é a identidade da seleção portuguesa: boa de bola, ou bola murcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário