FABIANA REWALD
da Folha de S. Paulo
Douglas, 16, está escrevendo o último livro de sua trilogia. Maria Eugênia, 14, acaba de terminar o seu primeiro romance e já começou a redigir o segundo. Nilsen, 18, está revisando o seu livro de estreia e, enquanto não o publica, abastece seus leitores com contos.
Integrantes de uma geração que parecia fadada a trocar a leitura pelo bate-papo no computador, os três adolescentes fazem parte de uma turma que decidiu unir tecnologia e literatura e hoje escreve mais que muito autor profissional.
Enquanto não caem nas graças de uma editora, eles colocam os textos em uma comunidade no Orkut que já tem mais de 3.000 participantes.
Criada há dois anos, a comunidade Nossos Romances Adolescentes tornou-se quase uma incubadora de jovens autores. No site de relacionamentos, eles publicam os livros em capítulos, que são lidos e comentados pelos outros participantes, quase todos escritores.
Estudante de jornalismo, Nilsen Silva é a dona da comunidade e, com a ajuda de outros mediadores, decide o que será publicado. Douglas Marques é um dos escritores mais festejados. Ele afirma que "Nebulosa", o primeiro livro da trilogia, já foi baixado umas 600 vezes.
COMENTÁRIO:
Apesar de muitas críticas feitas sobre como a tecnologia ao invés de ajudar no desenvolvimento dos jovens, está fazendo com que eles percam muitos costumes, com essa comunidade podemos ver que nem tudo está perdido. Esta comunidade é mais um meio que os adolescentes tem para não só publicar seus pensamentos, mas também para exercer fundamentos que pareciam estar perdidos, ao pubilcarem seus livros estão não só enriquecendo seu vocabulário, como também estão usando um tempo para lazer e usando corretamente os meios que a internet proporciona. Essa notícia sendo publicada pode acender a curiosidade de outros jovens que podem resolver participar da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário