Introdução

Esse é um site criado pelo professor Leandro Villela de Azevedo, para seus alunos da escola Villare, o objetivo é realizar um cliping de notícias, segundo temas de interesse, com comentários, realizados pelos alunos do 1o médio, no ano de 2010

Para acessar o site completo dos projetos entre em:
www.professor-leandro.webnode.com.br

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Imposto de Importação de sete produtos fica maior para garantir competitividade nacional

Sete produtos foram incluídos na lista de exceção à TEC (Tarifa Externa Comum) pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Entre os produtos incluídos, estão aparelhos de ar-condicionado do modelo split, com capacidade inferior a 7.500 btus, bicicletas comuns e pneus de bicicleta
A inclusão na lista de exceção pode ser feita para reduzir ou aumentar o Imposto de Importação do produto que vem de fora. Desta vez, os impostos de todos os produtos incluídos na lista foram elevados, conforme destacou o secretário executivo da Camex, Emílio Garófalo.
- Com a valorização cambial e a crise econômica, houve aumento de importações. Isso traz a necessidade de fazer essa elevação temporária das alíquotas. Isso não é garantia que as alíquotas ficarão a esse nível.
A revisão da lista de exceção ocorre a cada seis meses.
Para a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, a medida mostra a preocupação do governo em assegurar a competitividade internacional.
- A TEC brasileira é geralmente utilizada para reduzir o Imposto de Importação. Hoje, foi utilizada para aumentar. Isso é reflexo da preocupação do governo com importações crescentes e setores específicos da indústria afetados por essa importação.
O Imposto de Importação das bicicletas passou de 20% para 35%. As bicicletas de competição ficam isentas da nova alíquota.
No caso dos aparelhos de ar-condicionado, a alíquota também foi fixada em 35%, antes era 18%.
Também passa a ser taxada em 35% a importação de pneus de borracha de bicicletas, porcelanatos, partes referentes a unidades condensadoras ou evaporadoras para fabricação de aparelhos de ar-condicionado, barcos a motor e rodas e eixos ferroviários.

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/imposto-de-importacao-de-sete-produtos-fica-maior-para-garantir-competitividade-nacional-20110907.html 


Comentário: Primeiro estavam pensando em aumentar os impostos do cigarro, mas isto foi adiado para o ano que vem, e agora aumentaram os impostos destes produtos citados à cima. É uma estratégia do governo para o pais não ser abalado com a crise, como foi feito uma estratégia para suportar a crise de 2008/2009. Mas, desta vez a estratégia é diferente, já que posteriormente tinham abaixado os impostos e desta vez estão aumentando. Isso se deve pois em 2009 estavam vendendo a tecnologia do pré-sal, então eles poderiam abaixar os impostos para que a economia do país não fosse abalada, já que estavam arrecadando bastante dinheiro. Desta vez, não há o pré-sal para suportar a crise como da última vez, então optaram por outra estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário